Enquadramento
A Diretiva para a Comunicação de Informação sobre a Sustentabilidade das Empresas, é a nova diretiva da UE para o relato sobre sustentabilidade (CSRD- Corporate Sustainability Reporting Directive), em que as empresas terão de divulgar a sua estratégia com base nos fatores de ESG (Environmental, Social and Governance).
Pretende-se prestar informações de sustentabilidade não financeiras , embora com o mesmo rigor, e deve chegar a dois grupos primários de utilizadores: investidores e gestores ativos.
Todas as empresas estão alinhadas e comprometidas em transformar a EU numa economia moderna eficiente em termos de de recursos e competitividade, sem emissões líquidas de gases com efeito de estufa (GEE) ate 2050, chegar à Neutralidade climática até 2050 e estabelecer uma estratégia de Biodiversidade da EU para 2030, com ecossistemas mundiais restauradas, resilientes e protegidos.
Timeline
A Diretiva sobre relato de sustentabilidade das empresas será aplicável :
- Grandes empresas de interesse público, já abrangidas pela NFRD (Diretiva de relato não financeiro): reporte em 2025 relativamente ao exercício de 2024;
- Grandes empresas não abrangidas pela NFRD: devem relatar em 2026, relativamente a 2025;
- PME cotadas em mercados regulamentados da UE: reporte em 2027 relativo ao exercício de 2026;
- Empresas de países terceiros à UE com mais de 150 M€ de volume de negócio líquido e que tenham, pelo menos, uma sucursal ou filial na UE que exceda determinados limites: relato em 2029 relativo a 2028.
É uma prioridade as empresas iniciarem já os preparativos para a implementação da CSRD, para assegurar os requisitos, de forma a que esta transição decorra de forma harmoniosa e consolidada.
Referenciais
Listam-se abaixo alguns dos referenciais normativos a seguir, mas poderão existir mais.
GRI– Global Report Iniciative, Publicações Global Sustainability Standards Board (GSSB)
ESRS – European Sustainability Reporting Standards
SASB– Sustainability Accounting Standards Board
Estas normas identificam, os conteúdos para a elaboração de relatos e relatórios de sustentabilidade, através dos quais as organizações divulgam os seus impactos positivos e negativos no ambiente, sociedade e economia, bem como os compromissos assumidos para melhorarem a sua performance.
Timeline
A garantia ESG é um tipo de auditoria para avaliar a exatidão, fiabilidade e integridade dos dados e divulgações ESG de uma empresa. O objetivo da garantia ESG é proporcionar às partes interessadas, tais como investidores, reguladores e o público, confiança nas informações ESG comunicadas por uma empresa.
A CircularStrategy, é um organismo oficialmente licenciado de verificação para garantia de fiabilidade dos relatórios de sustentabilidade, licenciado pela Accountability, cumprindo a norma AA1000 Assurance Standard (AS).