Sustentabilidade a palavra da moda

19 de Outubro, 2024

Hoje existe uma pressão muito grande sobre a dita sustentabilidade, mas afinal o que é? Como fazer? Por onde começar? Sabemos que no nosso quotidiano, está presente em todo o lado, nos supermercados, nos restaurantes, nos meios de transporte, na roupa e no calçado que usamos, nas faturas de eletricidade, do gás, nos materiais de construção… sei lá… simplesmente em TODO O LADO, e com imposições legais..

Sustentabilidade é uma palavra gasta, temos de falar em CIRCULARIDADE e isto implica olhar 360º para tudo o que nos rodeia.

Sabemos que o nosso tecido empresarial está em diferentes níveis de maturidade e que existem organizações muito avançadas, em relação a este tema, mais do que outras, por isso temos de parar para pensar. Mas rápido porque queremos deixar um melhor planeta para as futuras gerações.

Queremos empresas sustentáveis e/ou produtos sustentáveis? Queremos tudo! Ou seja, queremos ser economicamente sustentáveis e responsáveis com produtos/serviços sustentáveis. Mas isto só será possível se cada organização avaliar a sua cadeia de valor de uma forma circular.

Vou apenas referir pequenos exemplos.

Comecemos pela matéria prima: de onde vem? É possível comprar localmente, para reduzir o impacto de CO2 nas deslocações? Estamos a comprar produtos que são fabricados por energias renováveis? Os nossos fornecedores têm o seu desperdício reduzido ao máximo? Reutilizam desperdícios, dão-lhe um início de vida? Reutilizam água? E aqui começa a avaliação e priorização dos nossos parceiros.

Depois de rececionar a matéria prima, é necessário transformar. As organizações já são suficientemente eficazes para o fazer? Como estão em termos de não qualidade? Sempre que se reprocessa, ou se identificam peças defeituosas, está a introduzir-se mais produção desnecessária, gastando mais energia para o fazer, mais consumos, mais consumo de CO2 e consequentemente custos elevados. A produção está otimizada? Consegue produzir sem desperdícios de movimentação, stocks, retrabalho, rentabiliza de todos os equipamentos? Todas estas situações contribuem não só para a sustentabilidade económica da empresa como ambiental e social.

E produz com que tipo de energia?

A organização até pode ter uma estratégia de novos produtos mais “amigos do ambiente”, mas se os seus processos não estão otimizados e eficazes a contribuição não é a esperada.

E as pessoas? Tem uma equipa motivada? As competências são mantidas? Uma equipa feliz é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização.

Podia dar vários exemplos, mas deixo aqui fatores simples para repensarmos neste tema.

Não queiramos imitar os outros, cada organização tem a sua identidade, a sua maturidade, mas é preciso estratégia consolidada e assertiva. Desafiem-se, envolvam os Vossos parceiros nas soluções, rodeiem-se de pessoas pensadoras e capazes.

Elaborem planos com objetivos ambiciosos, mas alcançáveis, em toda a Vossa cadeia de valor.

Porque só todos juntos é que teremos força para MUDAR para um MUNDO MELHOR!

Partilhar este artigo

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Threads
Email