Num mercado cada vez mais competitivo, em tempos de mudanças políticas, económicas, sociais e tecnológicas, torna-se difícil manter o sucesso e o crescimento das empresas, com resultados diferenciados em termos de controlo, organização, inovação e sustentabilidade.
A melhor ferramenta para combater esta dificuldade passa por estruturar uma estratégia bem definida, consolidada, que abranja todas as áreas organizacionais, como marketing, operações, recursos humanos, financeiro, vendas, …
A estratégia deve iniciar ao nível corporativo, para garantir o propósito da organização no médio e longo prazo, e envolver todas as partes interessadas.
As empresas devem repensar e questionar a forma como se apresentam no mercado, e por isso devem repensar toda a sua cadeia de valor, e efetivar processos de restruturação. Uma estratégia sólida aumenta o potencial do negócio, fortalece seu posicionamento em relação ao mercado e ainda aumenta a sua vantagem competitiva.
Para elaborar uma estratégia, é necessário organizar o pensamento com orientação para o futuro da empresa. Terão de ser definidos um conjunto de planos, ações, KPI´s, que orientem e direcionem o negócio para alcançar os objetivos pretendidos.
O sucesso da estratégia exige, alinhamento entre a empresa e os colaboradores, comunicação clara e unívoca, relativamente à missão, visão e valores, análise de caráter externo e interno, e definição clara de metas e ações a concretizar.
Siga os quatro passos fundamentais para a elaboração de uma estratégia, e garanta o sucesso
- Análise externa e interna
- Planear a médio e longo prazo
- Implementar com alinhamento entre todos os parceiros, através de planos de ações bem definidas.
- Usar ferramentas de monitorização, que acompanhem e verifiquem o sucesso das ações e dos objetivos delineados.