Mas afinal o que quer dizer o chavão COMPETÊNCIAS ?
Não se trata apenas de as organizações terem pessoas qualificadas para determinada função… vai muito para além deste conceito.
A palavra competência tem de reunir um conjunto de atributos que permite ao profissional ser o capital intelectual da organização. E não depende unicamente do profissional, mas também da importância com que a organização reconhece a sua massa humana.
Por isso temos de entender a importâncias das pessoas nas organizações. São as pessoas que fazem as empresas! E isto parece uma frase feita, mas não é..
São as pessoas que transformam conhecimento em ações eficazes e eficientes, adaptadas a cada tipologia de negócio, para garantir o sucesso da empresa.
É fundamental delinear uma estratégia para os recursos humanos, que contemple, formação, crescimento profissional, avaliação de desempenho, ações para manter a cultura organizacional, alinhamento de pessoas com a estratégia da empresa.
É importante ter uma boa gestão de Pessoas, pois são elas que vão garantir a produtividade, de forma a manter o negócio competitivo, inovador e sustentável.
Num mundo empresarial cada vez mais competitivo, as mudanças acontecem a um ritmo rápido, e ter um núcleo humano alinhado e motivado, num ambiente saudável, fará a diferença para garantir rapidamente o sucesso dessas mudanças, com uma capacidade de resposta mais rápida a essas novas estratégias.
Assim, as organizações devem tratar os seus profissionais como parceiros, devem incentivar ao desenvolvimento e formação contínua, deve valorizar a equipa, deve definir a sua própria cultura organizacional, e sempre, mas sempre, motivar as equipas.